O Parlamento Jovem, projeto que promove a formação política e simula o trabalho dos vereadores, foi oficialmente lançado na Câmara Municipal de Governador Valadares nesta quarta-feira (19). Nesta segunda fase do programa, alunos de 15 escolas estaduais e particulares da cidade estão envolvidos.
O que é o Parlamento Jovem?
A iniciativa busca aproximar os estudantes do processo político, ensinando sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimulando a criação de propostas para melhorias na comunidade. Em 2024, o tema escolhido é “Direitos Culturais e a Juventude”.
O programa é dividido em quatro etapas:
- Implantação: Envolve a adesão da Câmara e mobilização dos estudantes.
- Etapa Municipal: Escolha dos participantes e definição do tema de debate.
- Etapa Regional: Debate entre representantes de câmaras municipais para filtrar e aprimorar propostas. Essa fase será realizada em maio, na cidade de Ponte Nova, com a participação de jovens de outros quatro municípios.
- Etapa Estadual: As propostas aprovadas serão apresentadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, onde serão debatidas e organizadas em um documento oficial.
Objetivo do projeto
O Parlamento Jovem tem como principal objetivo formar cidadãos mais conscientes e ativos politicamente. Durante as atividades, os participantes aprendem sobre o papel dos vereadores, discutem temas importantes e elaboram propostas que podem beneficiar suas comunidades.
Autoridades presentes
O lançamento do projeto contou com a participação de diversos vereadores, incluindo Ademar do Turmalina (MDB), Gilsa Santos (PT), Geisa Luana (PP), Amaral do Povo (Avante), Igor Costa (União), Igor Erick (Mobiliza), Fernanda Braz (DC) e Alê Ferraz (Novo).
O secretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Rodrigo Limeres, também esteve presente, representando o Executivo. O evento conta ainda com o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE-GV) e da PUC Minas, além da parceria com a ALMG.





