Em 6 fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou a Resolução nº 9.990, que determinava regras para que os municípios que alcançassem o indicador “aumento das doses de vacinas contra a febre amarela aplicadas entre fevereiro e abril deste ano” recebessem recursos através da Política Continuada de Financiamento do Programa Mineiro de Imunizações (PMI).
Para conquistar o resultado almejado, a Prefeitura de Valadares, precisaria aplicar pelo menos 10% a mais doses do que o mesmo período do ano passado. Em números, isso significava que Valadares teria que imunizar 2.320 pessoas a mais em três meses.
No entanto, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi além; realizando busca ativa por pessoas de 9 meses a 59 anos de idade, não vacinadas e conseguiu não só cumprir, como superar a meta estipulada. Com o trabalho em conjunto e esforço das equipes de saúde, o município aplicou 2.720 doses. Ou seja, 400 a mais do que o que havia preconizado o órgão estadual.
E a gestão municipal segue empenhada em conquistar outros indicadores. E quem ganha com tudo isso são os cidadãos!
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social