Na tarde desta sexta-feira (21), a Câmara Municipal de Governador Valadares realizou uma audiência pública para discutir os impactos da instalação de uma linha de transmissão elétrica que passará sobre o Lago do Vale, localizado próximo à Subestação Cemig, na Rodovia Rio Bahia. A área é cenário de um projeto turístico em desenvolvimento.
O debate foi promovido pelo presidente da Câmara, Alê Ferraz (Novo), e contou com a presença de Felipe Canedo Carvalho, responsável pelo empreendimento turístico. Durante a audiência, Carvalho destacou que a linha de transmissão inviabilizaria o projeto e pediu o apoio dos vereadores.
“Reconhecemos a importância da ampliação do fornecimento de energia elétrica para o bem público, mas é essencial encontrar alternativas que preservem esse patrimônio natural tão importante para Valadares e região, sem impedir a geração de energia necessária para o país”, argumentou o empresário.
Carvalho também afirmou que a empresa responsável pela obra tem se recusado a dialogar com os proprietários da área afetada. Ele solicitou que a Câmara auxilie na abertura de negociações com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para avaliar a possibilidade de um pequeno desvio no traçado da linha, que permita a geração de energia sem comprometer o lago.
Os vereadores presentes manifestaram apoio ao pedido e se comprometeram a buscar soluções para alterar o trajeto da linha de transmissão. A presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Betina Tassis, também defendeu a proposta. “Além da beleza natural, a região tem grande potencial para o turismo de aventura. Perder esse atrativo significaria um prejuízo irreparável”, alertou.
Estiveram presentes na audiência os vereadores Alê Ferraz (Novo), Jackes Keller (PMB), Sandra Perpétuo (PT), Kátia do Betinho Detetive (PSDB), Ademar do Turmalina (MDB), Geisa Luana (PP), Lei do Mãe de Deus (PMB), Dandan Cesário (União), Amaral do Povo (Avante), Igor Erick (Mobiliza) e Will Sirlei (PL).