Na tarde desta sexta-feira (14), representantes da Águas de Valadares, concessionária responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto na cidade, compareceram à Câmara Municipal de Governador Valadares para prestar contas dos serviços realizados no último ano. Os vereadores questionaram principalmente a recorrente falta d’água em vários bairros.
O presidente Erich Wyatt e o diretor-executivo Marcos Antunes atribuíram o problema ao rompimento de redes antigas de amianto e afirmaram que já estão trabalhando para resolver a situação. Eles preveem melhorias ainda este ano, mas a estabilização completa do serviço deve ocorrer a partir de 2028.
A diretora do Saae, Pier Angeli, garantiu que a autarquia está fiscalizando a concessionária e exigindo qualidade na prestação dos serviços. Ela também reforçou que os cidadãos podem registrar reclamações no Saae, na rua São João, 192, Centro.
Os parlamentares também cobraram soluções para outros problemas, como a demora no fechamento de buracos abertos para manutenção, cobranças elevadas na conta de água e dificuldades de comunicação com a concessionária.
Vereadores reconheceram os avanços da empresa e elogiaram o trabalho realizado, destacando que o município, sozinho, não teria condições financeiras de atingir a meta de 100% de esgoto tratado e a redução das perdas de água. Eles também ressaltaram que obras causam transtornos, mas que isso é normal e passageiro diante dos benefícios futuros para a população.
Fonte: Jornal da Cidade (Clique para ver o Conteúdo Original)